Júri AVEC – Mirada Paranaense 2019

No dia 05 começou a oitava edição do Olhar de Cinema – Curitiba Int’l Film Festival, festival que rapidamente se tornou um dos mais relevantes do País e que segue até o dia 13 de junho. É uma alegria para Associação de Vídeo e Cinema do Paraná – Avecpr apresentar o Júri AVEC desta edição, que entregará o prêmio de Melhor Curta-Metragem da Mirada Paranaense, iniciativa da associação e apresentado desde 2017.

62164989_2830788673658234_3845379881915383808_n.png

Júri AVEC será composto por Laís Melo, Letícia Simões e Virgínia Flores. Laís Melo é a diretora de Tentei, um dos curtas brasileiros mais destacados dos últimos anos e vencedor de três prêmios noFestival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre eles o de Melhor Filme. Letícia Simões volta este ano ao festival com o longa Casa, depois do prêmio Olhares Brasil na edição passada com O Chalé é uma Ilha Batida de Vento e Chuva. Virgínia Flores é professora do curso de Cinema da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e destacada editora de imagem e som, de filmes como Baile Perfumado, Justiça e Santo Forte.

A sessão é composta este ano por duas sessões de curtas e uma sessão com o média-metragem Pinhão. As sessões de estreia são na maior sala do festival, a Sala 3 do Itaú, seguidas de debate com xs realizadorxs e são das mais concorridas do evento; recomenda-se comprar os ingressos de modo antecipado. Confira os filmes e programação da sessão:

Mirada Paranaense (PGM 6)*
Espaço Itaú 3 Crystal, dia 08 de junho, sábado, às 16:45
Aquele Casal (dir. William de Oliveira, Brasil, 22 min)
Criativa(mente) Destoante (dir. Natacha Oleinik, Brasil, 17 min)
Mirror Mirror On The Wall (dir. Igor Urban, Brasil, 7 min)
Fronteiras/Guaíra (dir. Juliana Sanson, Brasil, 26 min)
* Com reprise no CinePasseio (Luz), às 18:30 do dia 09

Mirada Paranaense (Pinhão)
Espaço Itaú 3 Crystal, dia 08 de junho, sábado, às 19h
Pinhão (dir. Andreia Kaláboa, 52 min)
* Segunda sessão no CinePasseio (Luz), às 19h do dia 12

Mirada Paranaense (PGM 7)*
Espaço Itaú 3 Crystal, dia 09 de junho, domingo, às 21:30
Essa Terra Não Vai Terminar (dir. Matias Cds, Brasil, 32 min)
Apneia (dir. Carol Sakura/Walkir Fernandes, Brasil, 14 min)
Maldita (dir. Laysa Carolina Machado, Brasil, 4 min)
Bicha-Bomba (dir. Renan de Cillo, Brasil, 8 min)
* Segunda sessão no CinePasseio (Luz), às 20:45 do dia 11

Júri AVEC-PR – Mirada Paranaense

Laís Melo
Em 2016 fez seu primeiro curta autoral, ‘Tentei’, premiado como melhor filme, fotografia e atuação no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre outros. Agora finaliza seu segundo curta, ‘Me Deixei Alí’, contemplado no ProAv 2017. Como roteirista, junto com Jandir Santin, aprovou o projeto ‘Alvorada’ no 12º Concurso de Roteiros Rucker Vieira. Laís é editora web para o jornal Brasil de Fato, educadora popular em cinema e mestranda em Cinema e Artes do Vídeo na Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Letícia Simões
Formou-se em Comunicação na PUC-Rio e estudou Roteiro e Documentário na London Academy of Film, Media and TV e Artes Plásticas na London Art Academy. É Mestre em Cine-Ensaio pela Escuela de Cine y Televisión de San Antonio de Los Baños, em Cuba, e Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense. É professora de Roteiro para Documentário na Faculdade Hélio Alonso e na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Em 2019, é artista convidada do Instituto Sacatar, um programa de residência artística entre Holanda e Brasil, sediado na Ilha de Itaparica.

Virgínia Flores
É professora e pesquisadora no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA. Graduada em Desenho Industrial pela PUC do Rio de Janeiro, mestre em Música pela UFRJ, e doutoura em Multimeios pela Unicamp. Em 1989 passa a montar filmes, recebendo prêmio de Melhor Montagem no 29º Festival de Brasília com ‘Pequeno Dicionário Amoroso’, de Sandra Werneck, e na 30ª edição com ‘Miramar’, de Júlio Bressane. Em 2004 ganha Bolsa Vitae de Artes para desenvolver a pesquisa ‘A Escuta Fílmica’. Como docente, dá aulas, principalmente, de montagem, preservação audiovisual, cinema experimental.

Confira os vencedores das edições passadas do prêmio:

2017 A Rua Muda, dir. Eduardo Colgan
2018 Acima da Lei, dir. Diego Florentino
2018 Lui, dir. Denise Kelm, Menção Especial do Júri

A programação completa do festival está disponível em: https://www.olhardecinema.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Programacao_Olhar2019_web-1_compressed.pdf

Confira as dicas do Manual de Sobrevivência do festival: https://www.olhardecinema.com.br/br/manual-de-sobrevivencia/

A AVEC ainda organiza, em parceria com o 8º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba e o Mestrado de Cinema e Artes do Vídeo Unespar, oFórum Paranaense de Cinema – 3ª Edição, nos dias 07 e 08 de junho.

Audiência Pública de Arte e Cultura Paraná – Íntegra Rafael Urban

Video por Rafael Bertelli, fotografias por Ana Paula Málaga

 

No dia 24 de abril, a AVEC participou da Audiência Pública sobre Arte e Cultura na Assembleia Legislativa, com a presença de artistas de todo o Paraná. Em nome da associação, Rafael Urban citou o Mapeamento do Audiovisual Paranaense 2018, levantamento feito pela entidade com 290 trabalhadorxs e empresas do audiovisual. Ao defender a importância do ensino público de cinema e cobrar um posicionamento por parte da gestão estadual de Comunicação e Cultura à universidade, Urban disse: “O mapeamento mostra que 79% das pessoas que trabalham com audiovisual no Paraná tem ensino superior. A maioria delas, formada em universidades públicas de Cinema. Seguindo essa linha de raciocínio, na diretoria da AVEC, mais da metade somos formados, estudantes e/ou professores do curso de Cinema da Unespar”.

A AVEC, nestes 27 anos, sempre defendeu a importância do Ensino e Políticas Públicas de Cinema. Urban seguiu: “Hoje, em um longa-metragem realizado na cidade, no mínimo metade da equipe é formada por egressos do curso. A Unespar é uma universidade fundamental para toda a produção artística do estado e que está em risco, dado o apoio insuficiente do Governo do Estado. E aqui coloco minha primeira pergunta aos gestores: de que modo o estado do Paraná vai apoiar a continuidade das políticas formativas?”

Com os recentes cortes anunciados pelo Governo Federal, torna-se ainda mais importante um posicionamento público por parte dos gestores da secretaria de Comunicação & Cultura em defesa do ensino, assim como do Governador Ratinho Jr. No Paraná, além do já mencionado curso de graduação da Unespar (que também contempla um programa de pós-graduação com investimento público do Governo do Estado), há cursos de cinema em esfera federal no IFPR e Unila; o programa de graduação em História – Memória e Imagem, da UFPR, e uma série de iniciativas da comunidade da UTFPR.

A AVEC também defendeu na audiência a expansão das políticas públicas para a cultura, lembrando que a maioria das empresas que respondeu a pesquisa faz, com bastante mais frequência, curtas que longas-metragens. Trata-se de uma cadeia de profissionais preparados para dar o passo seguinte, o da realização, em número maior, de longas-metragens e séries com a força das narrativas locais, o que gera capital simbólico, movimenta a economia e o mercado de trabalho. “Somos uma indústria em formação, que se expandirá em parceria com políticas públicas de continuidade. O Paraná foi o último estado brasileiro a acessar os recursos de coinvestimento oferecidos pelo Fundo Setorial do Audiovisual. Em 2018, na gestão anterior, o Governo do Paraná deixou de receber R$ 15 milhões em recursos em um único edital que visava fornecer programação de qualidade feita por produtores locais para a TV Paraná Educativa”.

Na audiência, estavam presentes diversos gestores. Representando a Comunicação e a Cultura do Estado do Paraná, Luciana Pereira e Hudson José. Hudson afirmou na audiência que o estado garantiu a sua parcela e que vai lançar o edital de Coinvestimento junto à Ancine, o que possibilitará um importante fomento para o cinema paranaense. Luciana reafirmou o compromisso de lançar o edital em reunião esta semana junto aos gestores de cultura da Região Metropolitana de Curitiba.

A AVEC reforça a importância fundamental da realização da audiência pública, um fórum público de debate realizado a partir de uma proposição da Comissão de Cultura. Goura, vice-presidente da comissão, esteve presente na assembleia mensal da associação nesta segunda-feira e defendeu a realização de uma Audiência Pública dedicada ao Audiovisual a ser realizada ainda este semestre.
_

O Mapeamento do Audiovisual Paranaense 2018 é uma realização da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná – Avecpr e conta com apoio institucional da Siapar – Sindicato da Indústria do Audiovisual do Paraná e Fundação Cultural de Curitiba.

BAIXE O PDF:

Clique para acessar o relatorio_mapr2018_web.pdf

você também pode acompanhar pelo site:
https://mapr2018.files.wordpress.com/relatorio

O mapeamento foi realizado entre 2018 e 2019, em uma equipe formada por:

pesquisa e organização
Pedro Giongo

pesquisa cineclubismo
Cristiane Senn

colaboração na pesquisa
Jessica Candal Sato, Nelson Settani

textos
Camila Macedo, Cristiane Senn, Pedro Giongo, Jessica Candal Sato, Nathália Tereza, Nelson Settani

comunicação / digramação
Pedro Giongo
+ sobre a audiência pública na mídia:
* https://www.brasildefato.com.br/2019/04/25/nao-ha-secretaria-nem-orcamento-para-a-cultura-no-parana/
* https://www.plural.jor.br/em-audiencia-cultura-pede-mais-investimentos/
* http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/noticias/politicas-de-incentivo-a-cultura-foram-discutidas-em-audiencia-publica

Reuniões no início de 2019

Na tarde de quinta-feira, dia 24 de janeiro de 2019, parte da diretoria da AVEC se reuniu na Secretaria de Cultura com Luciana Casagrande Pereira, superintendente de Cultura do Paraná, para apresentar a associação e seu trabalho pela cultura do estado, bem como para levar as demandas da categoria do cinema e audiovisual paranaense. Luciana, bastante receptiva, afirmou compromisso com as pautas e novos projetos durante sua gestão.

50797734_2523136677756770_371662860360613888_o.jpg

Ainda na mesma semana, na manhã de sexta-feira, 26 de fevereiro, parte da diretoria da Avec, seus atuais presidente e vice-presidente Rafael Urban e Caroline Biagi, junto do presidente e da vice-presidente da Siapar, Rodrigo Martins e Jussara Locatelli, estiveram presentes na Fundação Cultural de Curitiba para debater e encaminhar o edital para o audiovisual 2019. O encontro também contou com a presença do Diretor de Ação Cultural, Beto Lança; da Diretora de Incentivo à Cultura, Loismary Pache; do responsável pela construção técnica do edital, Marcos Sabóia; e de uma das coordenadoras do Cinepasseio, Valéria Teixeira. De acordo com a Fundação Cultural de Curitiba a chamada pública deve sair no mês de fevereiro deste ano.

51600734_2534228733314231_6063879555729326080_o.jpg

Forum do Audiovisual Paranaense 2018 – Fotos

Nos dias 6, 7 e 8 de Julho de 2018 foi realizado na Cinemateca de Curitiba a segunda edição do Forum do Audiovisual Paranaense na sua etapa regional Curitiba.

abaixo a programação completa e fotos dos painéis.

Painel 1 – Ensino Técnico e Formação Superior

Painel 2 – Crítica, Formação de Público e Cineclubismo

Painel 4 – Novas Plataformas e Janelas Tradicionais

Painel 5 – Políticas Públicas Municipais, Estaduais e Federais

Forum do Audiovisual Paranaense 2018

FB_Postagem01_cartazweb_2_menor

confirme sua participação no facebook:
https://www.facebook.com/events/446896952423964/

O Fórum do Audiovisual Paranaense, em sua segunda edição, convida a todas e todos que atuam na cadeia produtiva do audiovisual para debater os desafios e perspectivas do setor.

Entre os dias 6 a 8 de julho, acontecerão 5 painéis temáticos com profissionais e pesquisadores da área irão propor reflexões sobre:

  • Ensino Técnico e Formação Superior em Audiovisual;
  • Crítica, Formação de Público e Cineclubismo;
  • Novas Plataformas e Janelas Tradicionais;
  • Pesquisa e Preservação;
  • Políticas Públicas Municipais, Estaduais e Federais.

Os painéis tem o objetivo de iniciar um debate para que juntos possamos formular propostas de políticas públicas que potencializem estas e outras áreas do audiovisual e também para estabelecer estratégias de ação junto ao Poder Público para que nossas propostas sejam implementadas.

Na primeira edição, que aconteceu em 2015, o Fórum reuniu mais de 300 profissionais, entre estudantes, realizadores, pesquisadores, cineclubistas, entre outros. Juntos formulamos diretrizes que vem pautando as políticas públicas municipais e estaduais desde então. Algumas das pautas foram implementadas, como a atração de recurso federal para editais estaduais e municipais. Mas outras, como a descentralização dos recursos para o interior do estado e a implantação de planos sólidos e perenes para a indústria do audiovisual, ainda demandam esforços para serem consolidadas.

Por isso achamos oportuna (e necessária) a realização da segunda edição do Fórum do Audiovisual Paranaense! Para que juntos possamos qualificar nossa reflexão acerca da cadeia produtiva, avaliar as conquistas que tivemos e restabelecer as que virão.

Somente com a presença dos agentes de todas as áreas do audiovisual é que o Fórum será forte e efetivo! Participe! Compareça!